Ortopedia – Fêmur

Haste Intramedular Bloqueada em Titânio

Registros ANVISA n°: 80083650048

Descrição do Produto

Os modelos comerciais que compõe a família de Haste Intramedular Bloqueada consistem em implantes invasivos cirurgicamente de uso em longo prazo, desenvolvido para aplicação em fixação óssea através de bloqueio intramedular, tendo a finalidade de reduzir, alinhar, estabilizar e fixar diversos tipos de fraturas, em ossos médios e grandes, de membros inferiores como fêmur e tíbia, acompanhados do parafuso tampão e parafuso trava antirrotacional (quando aplicável), e utilizados de forma associada com os componentes ancilares: Parafuso de Bloqueio para Haste Intramedular (componente ancilar e não integrante deste produto), de acordo com a indicação de uso.

Os Parafusos Tampões e o Parafuso trava antirrotacional (quando aplicável) formam produto único composto com as Hastes Intramedulares, mantém relação de interdependência para obtenção da funcionalidade e desempenho a que se destina. Sua função é a de prevenir a formação óssea e a invasão de tecidos na parte de conexão do instrumento, para não dificultar no momento da retirada, e não podem ser vendidos separadamente. O princípio de funcionamento da haste intramedular é semelhante a um tubo dentro de outro tubo, dando suporte e estabilidade à fixação. Para alcançar a estabilidade rotacional, a haste depende da fricção e da interdigitação dos fragmentos da fratura, bem como da extensão de contato para uma maior resistência à inclinação e a curvatura.

Para aumentar a área de contato, frequentemente, emprega-se a fresagem intramedular, pois este procedimento aumenta o canal medular para permitir a inserção da haste, além de grande o bastante para dar estabilidade, é também suficientemente forte para assumir a função do osso, que é agir como estrutura de suporte e transmitir carga. Com isso mantém ou restabelece a estabilidade na região afetada, no intuito de impedir ou corrigir as lesões de etiologias variadas.

O produto constitui em um sistema de fixação semirrígida em que o componente longitudinal é uma Haste Intramedular maciça ou canulada, acompanhado do Parafuso Tampão e Parafuso trava antirrotacional (quando aplicável), com bloqueio exclusivo por parafuso de acesso transversal denominado Parafuso de Bloqueio (componente ancilar), na região Femoral e Tibial. O produto foi projetado para suportar cargas de compressão axial, flexão e torção. Desta forma realiza a imobilização dos ossos e a transmissão ou alívio de cargas mecânicas sobre o osso. O produto se caracteriza por suportar esforços mecânicos na proporção exigida, apresentando módulo de elasticidade e interfaces com o osso, adequados para a transmissão de forças nos ossos, ser biocompatível e adaptar-se à geometria óssea das estruturas como tíbia e fêmur.

Indicação
A família de Haste Intramedular Bloqueada é utilizada na realização de procedimentos de fixação óssea através de bloqueio intramedular, serve como elemento estrutural dentro do canal medular de ossos longos, de modo a estabilizar fraturas e pseudoartroses simples ou complexas, a fim de proporcionar a consolidação óssea de maneira mais fisiológica possível. O principal objetivo da Haste Intramedular é reduzir, alinhar, estabilizar e fixar diversos tipos de fraturas, em ossos médios e grandes, dos membros inferiores fêmur e tíbia.

Material

Titânio Liga ASTM F136

 

CódigoDescrição
0072310-220Haste Intramedular Bloqueada Femoral Proximal TI Ø10×220
0072310-240Haste Intramedular Bloqueada Femoral Proximal TI Ø10×240
0072311-220Haste Intramedular Bloqueada Femoral Proximal TI Ø11×220
0072311-240Haste Intramedular Bloqueada Femoral Proximal TI Ø11×240
0072312-220Haste Intramedular Bloqueada Femoral Proximal TI Ø12×220
0072312-240Haste Intramedular Bloqueada Femoral Proximal TI Ø12×240

 

Voltar