Biomateriais

Osteonil Plus

Hialuronato de sódio

Hialuronato de sódio 40mg / 2ml + 10mg de manitol / 2ml

OSTEONIL PLUS foi desenvolvido especificamente para o tratamento de distúrbios degenerativos e traumáticos das articulações e região periarticular (tendões). É uma solução isotônica de hialuronato de sódio, administrado uma vez por semana por via intra-articular. O ciclo de tratamento varia de uma a três semanas. Recomenda-se conservar OSTEONIL PLUS a uma temperatura entre 2 ºC e 25 ºC.

O líquido sinovial, cuja viscosidade se deve à presença de ácido hialurônico, é encontrado em todas as articulações sinoviais. Assegura o movimento normal e indolor, devido as suas propriedades de lubrificação e de absorção de choque.

É também responsável pela nutrição da cartilagem. Nos distúrbios articulares degenerativos, tais como a osteoartrite, e em casos de trauma, como aqueles decorrentes de acidentes, procedimentos cirúrgicos (ex. artroscopia), atividades esportivas e ocupacionais, a viscoelasticidade do líquido sinovial é acentuadamente reduzida, diminuindo assim, suas funções de lubrificação e absorção de choque. Isto aumenta a carga mecânica da articulação e a destruição da cartilagem, resultando em dor e mobilidade reduzida da articulação afetada. A suplementação do fluido sinovial com injeções intraarticulares de ácido hialurônico altamente purificado melhora as propriedades viscoelásticas do líquido sinovial. Isso contribui com suas funções de lubrificação e absorção de choque, reduzindo a sobrecarga mecânica na articulação e resultando na diminuição da dor e melhora na mobilidade articular, que pode durar por diversos meses após um ciclo de tratamento. Além disso, devido à sua estrutura macromolecular, OSTEONIL PLUS reduz a livre passagem de células e moléculas inflamatórias. No mesmo sentido, vale destacar a importância dos tendões na movimentação e carga articular. Trata-se de estruturas periarticulares robustas de tecido conjuntivo fibroso, concebidas para transmitir forças dos músculos para os ossos e para suportar tensões durante a contração dos músculos. Podem ser envoltos por diferentes estruturas, tai como: mem branas fibrosas, bainhas sinoviais, bainhas peritendinosas e bolsas sinoviais. Esforços repetitivos e excessivos ou o estresse biomecânico inadequado podem causar inflamações e/ou alterações degenerativas nos tendões, o que leva ao aparecimento de dores e perda de funcionalidade. A lubrificação dos tendões contribui com a diminuição das dores, melhora a função dos tendões e reduz o potencial de aderências. Nesses casos, devido às suas propriedades lubrificantes e viscoelásticas, OSTEONIL PLUS promove o deslizamento dos tendões e o processo de regeneração fisiológica. OSTEONIL PLUS é um líquido viscoso transparente constituído de hialuronato de sódio natural e altamente purificado. É obtido por um processo fermentativo e é isento de proteínas animais. OSTEONIL PLUS também contém o manitol, um agente sequestrador de radicais livres, que auxilia na estabilização das cadeias de hialuronato de sódio. Nos estudos de biocompatibilidade, OSTEONIL PLUS foi considerado como sendo bem tolerado.

Modo de Uso

O conteúdo e a superfície externa da seringa preenchida são estéreis pelo tempo em que o envelope permanecer íntegro. Retire a seringa preenchida do envelope, remova o fecho Luer lock da seringa, fixe uma agulha apropriada (18 a 27 G) e prenda-a girando levemente. Remova as bolhas de ar da seringa antes da injeção.

Injeção Intra-articular: Injete OSTEONIL PLUS dentro da articulação afetada, uma vez por semana, em um total de 1 a 3 injeções. Várias articulações podem ser tratadas ao mesmo tempo. Dependendo da gravidade da doença articular, os efeitos benéficos de um ciclo de tratamento podem durar, no mínimo 6 meses. Ciclos de tratamento podem ser administrados conforme o necessário. Em caso de efusão articular, é aconselhável reduzir a efusão por aspiração, descanso e aplicação de uma bolsa de gelo e/ou injeção intra-articular de corticosteroides. O tratamento com OSTEONIL PLUS pode ser iniciado dois ou três dias mais tarde. Recomenda-se usar agulha de 18 a 25 G.

Injeção periarticular (peritendinosa ou na bainha tendinosa): Injete OSTEONIL PLUS ao redor do tendão afetado ou na bainha tendinosa afetada, uma vez por semana, num total de 2 injeções. Vários tendões podem ser tratados ao mesmo tempo. Recomenda-se usar agulha de 25 a 27 G. Novos ciclos de tratamento podem ser administrados conforme necessário.

Bula
Instrução de Uso
Voltar